Casamento da Andreia e do Pedro

O meu útero tem estado muito tenso e tenho tido muitas contrações. Por isso hoje, não fui ao pequeno-almoço do casamento nem à cerimónia. Previa que fosse um dia longo e decidi só ir ao jantar de casamento. Pedi desculpas aos noivos mas sei que eles compreenderam.

Foi o primeiro casamento de um dos elementos do Grupo de Jovens de Couvelha! Tirando o meu próprio casamento, claro!…

A Andreia, uma das minhas meninas do grupo já casou! Desejo-lhes muitas felicidades!!

Foi um dia muito preenchido, repleto de pessoas amigas e boa disposição!

Como eu calculava foi um dia longo e ainda bem que descansei de manhã, senão não conseguia estar até ao final da noite!

Aqui ficam algumas fotos deste dia:

Carla e Vera

Carla e Vera

Carla e Fernando

Carla e Fernando

Carla, Vera e pais

Carla, Vera e pais

Ecografia 4D – 32s+3d

O ecografista que na sexta-feira passada nos fez a ecografia tinha prometido que nos iria fazer uma coisa “gira” que seria uma ecografia a 4 Dimensões! ~Como não foi possível fazer na maternidade porque o ecografo não o permitia combinámos que eu iria à clínica dele em Leiria fazê-la!

Lá fui eu cheia de entusiasmo… mas não foi possível!

A Rita está sempre com o rosto encostado à placenta e não havendo liquido amniótico entre a placenta e o rosto, não é possível haver contraste, por isso não se vê nada em condições!…

Ele disse-me a brincar que o pai ia ter de arranjar outra modelo para fotografar porque ela não parece gostar de posar para as fotos!!

Pois se assim for, o paivai ter de se contentar com a modelo “mãe” para fotografar, já que eu gosto de fotos!!

Esta ecografia acabou por servir para me tranquilizar um pouco mais, porque têm havido algumas mortes fetais, noticiadas na comunicação social, que têm causado algum alarmismo, porque surgiram alguns dias após as mães terem feito a vacina contra a Gripe A. E eu fiz a vacina praticamente no mesmo dia que as grávidas que tiveram as duas mortes fetais e que apareceram na televisão.

A Ritinha está bem, segundo me disse o médico, e eu tenho de acreditar nisso!

Hoje mesmo houve mais uma situação de morte fetal no Hospital de Santo André – Leiria. Não se comprovou até agora ter havido alguma ligação com a vacina!

O meu coração anda sempre preocupado com a minha filhota!

Mas como me disse a minha amiga Helena “ser mãe é assim!”

Aniversários!!

Hoje fiz 33 Anos e o avô Leonildo fez 58 Anos! A Ritinha fez 32 semanas!!Foi um dia repleto de novas sonoridades para ela, que passou um dia mais agitado do que o habitual. Ouviu imensas vozes ao mesmo tempo e pela primeira vez ouviu cantar os “Parabéns!”.

Estiveram cá em casa os avós paternos Mª Arminda e João, a tia Teresa, os avós maternos Lurdes e Leonildo, a tia Vera e a bisavó materna Mª Cecília. Além da mãe Carla e do pai Fernando, por isso foi uma casa cheia!!

O dia esteve chuvoso e passámos o tempo a pôr as conversas em dia e a ver o quarto e as roupinhas novas da Ritinha!

A mãe Carla já está uma mulher crescida!!

O bolo

O bolo

A Carla na cozinha

A Carla na cozinha

Ecografia das 31s+5d

A noite de anteontem foi difícil! Todo o braço esquerdo estava dorido por causa da vacina e custou muito mexer-me na cama, levantar-me, etc… Além disso senti-me febril e mal disposta durante toda a noite. Felizmente de manhã comecei a sentir-me melhor e passou tudo sem precisar de tomar nenhuma medicação.

Na noite passada a bebé começou a mexer-se mais do que o habitual e é claro que fiquei preocupada, mas acabou por acalmar e descansámos as duas.

Hoje fomos a Coimbra fazer novas análises e a ecografia do 3º trimestre!

Mais uma vez tive de beber um líquido com sabor a limão e com 50 g de sacarose. Depois colheram-me sangue para saber se tenho diabetes gestacionais ou não!

Na ecografia conseguimos ficar a saber que a Ritinha já pesa 1,917g e que se encontra no percentil 60! O que é óptimo, não é demasiado grande nem demasiado pequena. É perfeita!

A fotografia em que ela ficou melhor é a seguinte, em que ela está com a mão direita perto do rosto! Por cima vê-se a placenta onde ela costuma encostar a face! Continua de cabeça para baixo, em posição cefálica.

O médico disse-nos que estava tudo “aparentemente normal” e ficámos tranquilos e felizes!

31s e 5d

Vacina da Gripe A

Hoje fui ao Centro de Saúde onde fui vacinada contra a Gripe A.

Após ter sido aconselhada pelo meu obstetra e depois de me ter informado melhor sobre esta nova vacina em leituras de sites, jornais e revistas e reflectido sobre os prós e contras da vacinação, decidi-me a ser vacinada!

É evidente que há sempre uma certa angústia dentro de mim porque as notícias que vêm a público nos meios de comunicação social nem sempre são as melhores, mas… acredito que estou a fazer o melhor pela minha filha!