Rotura do Saco Amniótico, Trabalho de Parto e Nascimento da Rita!

Por volta da meia-noite, quando me estava a levantar do sofá da sala para ir comer e dormir, fui à casa de banho e tive a certeza de que tinha o saco roto!

Feliz da Vida,  informei o Fernando de que teriamos que voltar a Coimbra e decidi ir tomar um banho e preparar-me para o Nascimento da minha filha!!

Antes de sair de casa ainda tivemos tempo para uma última foto de grávida!!

Chegámos à MBB à 01:30h. Na urgência observaram-me e internaram-me no 2º Piso. Ainda não estava em Trabalho de Parto mas teria de ficar sob vigilância. Preparou-se a trouxa com a roupa da Rita para o primeiro dia de Vida!

No internamento fizeram-me um RCT e fiquei internada para dormir e esperar entrar em TP.

O Fernando ficou ao meu lado. O serviço estava muito calmo e a colega abriu uma excepção para o Fernando ficar comigo durante a noite. Era Noite de Sábado para Domingo.

Pelas 03:00h as contrações já tinham começado e estavam a tornar-se intensas e ritmadas. Falei com a colega, que me observou e depois de me ter feito uma manobra para colocar o colo intermédio encaminhou-me para a Sala de Partos, para que me fizessem a Epidural.

Mas ao chegar à SP e ser novamente observada verificaram que o colo tinha voltado a ficar posterior e que fazer epidural naquelas condições poderia parar o TP que estava a começar.

Fiquei no Quarto nº3.

Concordei em esperar e aguentar mais algumas contrações.

Pelas 05:00h as dores já eram demasiado intensas para serem suportadas e pedi medicação, mas o colo ainda estava posterior e só com +-2,5cm de dilatação. Foi-me dada medicação IM (Petidina).

As contrações que até aí eram de 7 em 7 min passaram a ser de 4 em 4min mas com algumas contrações suaves e outras intensas. De quaquer das formas as contrações ainda não estavam a ser eficazes pois senti-as muito baixas, no colo, e não no Fundo do Útero. No cardiotocógrafo STAN as contrações praticamente nem apareciam registadas.

Pelas 08:00h observaram-me e disseram-me que estava com 3 cm de dilatação, iriam então contactar a anestesista e equipa do BO para me realizarem a Epidural.

A Drª MM apareceu com as duas colegas (O.D e I.S) e com as suas mãos experientes introduziu o catéter e a medicação que imediatamente surtiu efeito. Senti um ligeiro calor, suave e agradável, percorrer-me o corpo descontraindo-me e aliviando de imediato as dores, na totalidade!

Bendita Epidural!

Adormeci em segundos e acordei ao meio-dia com a dilatação completa (10cm)!

Mas a cabeça da Ritinha ainda estava alta e eu precisava começar a fazer força para a ajudar a descer.

O Fernando que tinha estado sempre presente nem quis ir almoçar. Decidiu ficar comigo até ao fim, para me ajudar nestes esforços do Período Expulsivo , que só terminaram com o nascimento da Rita às 15:31min!

Foi um Parto Normal com ajuda de ventosa. Realizado pelo Dr. L.A e pela interna Drª M.B.

Logo que nasceu colocaram-na no meu peito e foi um momento de muita alegria e emoção!

Eu nem queria acreditar! Tinha sido capaz!

E tinha uma filha linda e perfeitinha! E um marido fantástico!

Sou uma mulher realizada e muito Feliz!!

Falso alarme…

Como referi, no sábado de manhã fomos à Urgência da MBB e após o teste do Bromotimol não se confirmou a rotura decidimos voltar para Leiria mas eu tinha o pressentimento que ainda teriamos de voltar nesse dia.

Fizeram-nos uma ecografia onde se viu que a Ritinha estava bem e que ainda tinha muito líquido amniótico. E fizeram-nos também um Registo Cardiotocográfico onde se percebeu que a Rita estava com boa variabilidade e ainda não existia contractilidade uterina.

 Acabámos por ir almoçar e passear no Forum em Coimbra…

Afinal a Ritinha já podia nascer à vontade!

Primeiro dia do Ano passado com os avós maternos!

Quero aproveitar para desejar a todos os nossos amigos e amigas um Feliz 2010!

Este ano o nosso Reveillon foi passado a dois, em casa, em Leiria.

Não queriamos ter de passar o ano na Maternidade e por isso decidimos fazer uma passagem de ano calminha!

Pensando bem, até que seria engraçado passar o Ano na Maternidade, sempre é como uma segunda casa para mim e estaria rodeada de amigos! Poderia dizer que seria um Reveillon bem diferente!! E original!!

Mas ainda não foi hoje que a Ritinha nasceu.

No primeiro dia do Ano tivemos a visita dos meus pais e avós que vieram passar o dia connosco.

Andámos a passear pela cidade e eu a fazer de cicerone.

Entre outros percursos, fomos à Sé de Leiria e à Igreja da Nossa Senhora da Encarnação onde descemos toda a escadaria. Penso que isso desencadeou o parto… como mais tarde se pode perceber.

É que nessa tarde pareceu-me que o saco podia ter rompido… como não houve mais sinais a não ser uma certa humidade esperámos… mas no dia seguinte de manhã fomos à Urgência da MBB e não se confirmou a rotura…